quinta-feira, 2 de novembro de 2017

EU FICO DESGRAÇADO DA MINHA BRASSAGEM

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

Quanto tempo, não?

O blog ficou abandonado por algum tempo, MAS não acabou (TAN TAN TAAAAAAAAAAAAAANNNN). O motivo da ausência é a correria da vida. Enfim...

Como já mencionei, o objetivo do blog é apontar os problemas na minha produção de cervejas, e hoje eu tenho uma ótima história.

Digo... Não tão ótima assim. Na verdade, essa história é bem triste. Mas serve de aprendizado.

Então vamos lá!

quinta-feira, 27 de julho de 2017

MÉTODOS DE PRODUÇÃO E EQUIPAMENTOS

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

O tema de hoje será breve pois vamos falar sobre os métodos de produção de cerveja caseira. Vamos também listar os equipamentos e agentes químicos necessários para produzir as melhores cervejas em casa, porém essa lista será bem objetiva pois cada um dos equipamentos merece atenção especial.

Então Vamos lá.

terça-feira, 11 de julho de 2017

COMO SE FAZ CERVEJA

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

FINALMEEEENTEEE. PRODUÇÃÃÃO DE CERVEEJAAA!

AEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Vamos fritar a cabeça e descobrir como água, malte, lúpulo e leveduras (pela união dos seus poderes eu sou cerveja!) preenchem nossos copos com a melhor bebida.

A produção de cerveja, seja em casa ou em uma planta industrial, segue o mesmo princípio e se difere em poucas etapas que o cervejeiro caseiro (ou artesanal, ou homebrewer) não consegue reproduzir.

Para esclarecer as etapas de uma produção artesanal, ou caseira, eu vou dividir todo o processo em três fases: pré-produção, brassagem e pós-produção.

Então vamos lá.

terça-feira, 4 de julho de 2017

TIPOS DE CERVEJA E CLASSIFICAÇÕES

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

Vamos supor que você esteja em alguma loja que comercialize bebidas e que essa loja tenha uma boa carta de cervejas. Logo você começa a reparar que nos rótulos há várias denominações como: Chopp, Cerveja, Lager, Ale, Pilsen, Weiss, Stout, Leve, Extra, etc.

Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre essas informações nos rótulos das nossas cervejas preferidas.

No post anterior mencionei algumas legislações sobre cerveja sendo que uma dentre as demais nos ajuda a entender melhor todos esses nomes que citei agora a pouco.

Bom, tudo isso nada mais é do que uma classificação da sua cerveja. Graças a ela que o cervejeiro pode compreender um pouco melhor a bebida que pretende consumir. Em outras palavras, o cervejeiro passa a ter uma ideia se a cerveja é mais aromática, se tem um sabor mais adoçado, se leva mais malte ou menos, etc.

Então vamos lá.

terça-feira, 27 de junho de 2017

O QUE TEM NA MINHA CERVEJA?

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

Você sabe o que tem na cerveja que você gosta? Não? Então, nessa publicação trago a você leitor um pouco sobre os ingredientes de uma cerveja. Vamos falar também sobre um pouco mais de história e também sobre a legislação de cervejas da nossa terra querida, o HUE bR. Então vamos lá.

terça-feira, 20 de junho de 2017

VOCÊ SABE DE ONDE VEM A CERVEJA?

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

Você sabe de onde veio a cerveja? Não? Então, nessa publicação trago ao leitor informações históricas sobre nosso querido pão líquido que, aliás, é um assunto meio confuso. Então vamos lá.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

UMA BREVE APRESENTAÇÂO

Olá! Bem vindo à minha página dedicada ao meu principal hobbie e um dos maiores prazeres na minha vida, cervejas.

Abaixo farei uma pequena apresentação sobre este a quem vos escreve e sobre o objetivo deste blog.

Sobre mim.

Me chamo Leonardo Rezende, tenho 25 anos e sou de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Possuo formação química e já atuei em laboratórios de ensaios, pesquisa e desenvolvimento na área de alimentos bem como em uma indústria também do ramo.

Conheci o universo das cervejas especiais em 2013 meio que por acaso e logo me apaixonei. 

Em 2014 iniciei minhas aventuras na produção de cervejas artesanais. Com pouquíssimo conhecimento e desprovido de tutor comprei uma pequena quantidade de matéria-prima e comecei a produção. 

É claro que os primeiros lotes foram um fiasco - HA HA - mas isso não me desanimou, pelo contrário, fiquei mais intrigado por buscar os motivos pelos quais minhas bebidas ficaram "imbebíveis" e essa busca pelo conhecimento, por contornar as dificuldades, por aprender algo novo todos os dias, por alcançar os objetivos e saborear uma cerveja que é fruto do meu próprio esforço, tudo isso faz com que eu ame o que faço e o que bebo.

Sobre o blog.

Este blog é um espaço para compartilhar todas as minhas experiências sobre produção de cerveja. Francamente, meu maior intuito é apontar minhas falhas (SIM, minhas falhas!), pois acredito que os erros nos proporcionam a melhor forma de aprendizado. 

Além do processo de produção venho abordar também  receitas, livros, opiniões sobre degustação de bebidas, clubes de cervejas, roteiros turísticos e considerações às quais eu julgo pertinentes.

Toda terça-feira haverá uma publicação nova.

Por fim, espero que os visitantes encontrem aqui tudo o que buscam.

Que o copo de vocês esteja sempre cheio.
Um abraço!

Nota: Até segunda ordem, toda citação feita nos textos será seguida por aspas, em itálico e centralizado. Isso por que o recuo das citações torna a visualização do blog em smartphones um pouco desagradável.