quinta-feira, 27 de julho de 2017

MÉTODOS DE PRODUÇÃO E EQUIPAMENTOS

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

O tema de hoje será breve pois vamos falar sobre os métodos de produção de cerveja caseira. Vamos também listar os equipamentos e agentes químicos necessários para produzir as melhores cervejas em casa, porém essa lista será bem objetiva pois cada um dos equipamentos merece atenção especial.

Então Vamos lá.

terça-feira, 11 de julho de 2017

COMO SE FAZ CERVEJA

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

FINALMEEEENTEEE. PRODUÇÃÃÃO DE CERVEEJAAA!

AEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Vamos fritar a cabeça e descobrir como água, malte, lúpulo e leveduras (pela união dos seus poderes eu sou cerveja!) preenchem nossos copos com a melhor bebida.

A produção de cerveja, seja em casa ou em uma planta industrial, segue o mesmo princípio e se difere em poucas etapas que o cervejeiro caseiro (ou artesanal, ou homebrewer) não consegue reproduzir.

Para esclarecer as etapas de uma produção artesanal, ou caseira, eu vou dividir todo o processo em três fases: pré-produção, brassagem e pós-produção.

Então vamos lá.

terça-feira, 4 de julho de 2017

TIPOS DE CERVEJA E CLASSIFICAÇÕES

OLÁ! Cervejeiro blogueiro.

Bem vindo à minha página. Vamos falar um pouco sobre cerveja.

Vamos supor que você esteja em alguma loja que comercialize bebidas e que essa loja tenha uma boa carta de cervejas. Logo você começa a reparar que nos rótulos há várias denominações como: Chopp, Cerveja, Lager, Ale, Pilsen, Weiss, Stout, Leve, Extra, etc.

Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre essas informações nos rótulos das nossas cervejas preferidas.

No post anterior mencionei algumas legislações sobre cerveja sendo que uma dentre as demais nos ajuda a entender melhor todos esses nomes que citei agora a pouco.

Bom, tudo isso nada mais é do que uma classificação da sua cerveja. Graças a ela que o cervejeiro pode compreender um pouco melhor a bebida que pretende consumir. Em outras palavras, o cervejeiro passa a ter uma ideia se a cerveja é mais aromática, se tem um sabor mais adoçado, se leva mais malte ou menos, etc.

Então vamos lá.